Atenção! Esta versão do não é compatível com o SICONFI. Ela possui falhas de segurança, e alguns recursos deste sítio podem não funcionar corretamente. Saiba mais / Atualize seu navegador

Quarta-feira, 19 de Abril de 2017, 09h52min.

Taxonomia Siconfi

Resumo da notícia: Trata-se da taxonomia aplicada ao envio/recebimento de informações contábeis e fiscais no Siconfi
Notícia completa:

As regras que governam a criação de arquivos para remessa de dados via Siconfi seguem o padrão XBRL (eXtensible Business Reporting Language), composto de uma coleção de conceitos que fundamenta um conjunto de tecnologias da família XML (XML Schema, XLink, XPath e XPointer), de modo a otimizar a representação da informação contábil e fiscal.

O padrão XBRL exigiu o desenvolvimento da Taxonomia Siconfi adequada à remessa de declarações contábeis e fiscais padronizadas, a exemplo de Relatório Resumido de Execução Orçamentária – RREO, Relatório de Gestão Fiscal – RGF e Declaração das Contas Anuais – DCA.

Define-se taxonomia como um conjunto de arquivos XML associados a um XML Schema que representa a estrutura da declaração e também as diversas regras de validação aplicadas para que seu arquivamento ocorra com êxito. Para que a taxonomia seja compreendida e utilizada na geração das instâncias é necessário a adequação do software a uma solução que consiga atender aos requisitos.

Uma das vantagens apresentadas pelo Siconfi mediante a utilização do padrão XBRL é o privilégio de poder baixar a taxonomia necessária para gerar e validar suas instâncias previamente ao envio de declarações para o Tesouro Nacional. Esse ganho é importante porque evita o acúmulo de dados não fidedignos trafegando na web.

Várias soluções XBRL já desenvolvidas podem ser encontradas no mercado, inclusive soluções open source. Informações acerca de soluções XBRL podem ser acessadas no endereço  https://www.xbrl.org/the-consortium/resources/tools-and-services/

Em se tratando de documentos referentes às especificações XBRL, recomenda-se ao usuário dirigir-se diretamente no sítio do consórcio XBRL.

Para baixar a Taxonomia Siconfi, clique no link abaixo:

https://siconfi.tesouro.gov.br/siconfi/pages/public/taxonomia/taxonomia_list.jsf.

 

 

 

Ajuda

Processando...